Grama Esmeralda

grama esmeralda

01. A grama esmeralda é uma grama de folhas médias, com coloração verde-claro. Ela confere um visual moderno no jardim, formando um belo tapete.

02. Possui um enraizamento profundo, sendo uma excelente opção para contenção de taludes e obras grandes.

03. É uma grama com crescimento moderado, e com alta necessidade de luz solar direta. Ela exige no mínimo 6h de sol por dia para apresentar um bom desenvolvimento. No inverno, a Grama Esmeralda entra em estado de dormência, perdendo sua cor, apresentando uma coloração entre o amarelo e o marrom.

04. A grama esmeralda não é indicada para cultivo em ambientes úmidos, ou semi-sombreados. Não deve ser utilizada para uso esportivo profissional, pois sua resistência ao pisoteio é moderada.

A Grama Esmeralda é nativa dos campos costeiros do Sudeste da Ásia, Indonésia, e do Japão, ela possui uma colocação de verde intenso muito parecido com a pedra preciosa Esmeralda, daí vem a origem do seu nome popular.

O tamanho da espécie é uma de suas características principais, é uma grama muito rasteira com tamanho limitado. A Grama Esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, que alcança de 10 a 15 cm de altura. Suas folhas são muito densas, formando um tapete perfeito quando ceifada com frequência.

De modo geral precisa de luz solar direta e não é indicada para áreas com pouca incidência de luz. Não é indicada para locais de tráfego intenso. Quando bem cuidada a Grama Esmeralda forma gramados densos e macios.

Onde é a aplicação ideal da Grama Esmeralda?

A Grama Esmeralda deve ser cultivada mediante a bastante incidência solar, com pouca desenvoltura na sombra e em locais com pouca luminosidade.

É mais rústica do que as demais espécies, utilizado geralmente em condomínios fechados em áreas comuns e em campos de futebol e golfe, também usada em jardins e paisagismos residências, em beiras de piscinas, playgrounds e praças públicas.

O sucesso do gramado vai depender basicamente do preparo do solo. Solos rasos, compactados, com muitas pedras, não permitem a expansão das raízes, afetando a absorção de nutrientes e tornando as plantas mais susceptíveis á seca.

Você pode utilizar os adubos orgânicos de sua preferência, mas talvez seja necessária a utilização de adubos químicos. De qualquer forma a adubação precisa ser feita de forma constante.

Como plantar a Grama Esmeralda

O primeiro passo é remover ervas-daninhas e o lixo como pedras, entulhos plásticos da área em que a grama será plantada.

Após a limpeza utilize uma máquina ou enxada para nivelar e revolver a terra do terreno o máximo possível, removendo os chamados montinhos que ficam atrapalhando a produção.

Feitas todas as etapas acima descritas chegou a hora de plantar, pense na remoção da grama quando comercializada evitando que ela seja carregada por longas distâncias.

Vantagens
A Grama Esmeralda adapta facilmente a diversos tipos de ambientes, climas e solos. Suas Raízes têm resistência considerável ao pisoteio cotidiano e a erva-daninhas. A necessidade de podas é menos constante.

Quando plantada em ambientes erosivos tem ótimo poder de conter a erosão causada pela água da chuva e ventos!

Dicas de Cuidados da Grama Esmeralda

Dica 1: Harmonização
A Grama Esmeralda possui um grande valor estético capaz de proporcionar um visual muito bonito, para isso tenha a companhia de um arquiteto, para potencializar ainda mais a sua residência.

Dica 2: Poda
A poda da Grama Esmeralda não é tão frequente quanto a de outras espécies de gramas, mas muito cuidado nessa hora, para quando não cortar demais e deixar rastros na grama.

Dica 3: Irrigação
O gramado recém-plantado deve ser irrigado diariamente de 20 a 30 dias após o plantio, até quando não for mais possível retirar os tapetes no solo e a grama já soltou raízes e firmou no solo.

Dica 4: Onde encontrar a Grama Esmeralda
Na Florest Gramas e Hidrossemeadura você encontra sementes da Grama Esmeralda e de outras espécies de gramas pelo melhor custo-benefício do mercado, além de um atendimento de excelência. Precisando desse tipo de grama ou de outras espécies entre em contato com nosso atendimento e veja o que podemos fazer por você.

Fale Conosco!
1
Posso Ajudar?
Converse com a Florest?