Grama São Carlos

grama são carlos

A variedade São Carlos é também conhecida como Grama Curitibana. Tem as folhas largas, lisas e sem pelos, com cor verde-escuro. É uma planta estolonífera, ou seja, possui caules rastejantes e abundantes, que emitem de espaço em espaço, raízes para baixo e folhas para cima. Esta variedade possui algumas vantagens: adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto com sombras. Seu crescimento é pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante denso. É bastante resistente a pragas e ervas daninhas. Dos tipos de grama, a São Carlos é indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio

Características: tem folhas largas e lisas, sem pelos, de cor verde intensa e com crescimento lento.

Vantagem: é resistente a pragas e ervas daninhas, solos encharcados e ao pisoteio.

Uso: forma gramados densos, o que faz dela uma ótima opção para áreas grandiosas, como casas de campo.

A Grama São Carlos é um tipo de grama sorrateira e perene, com folhas largas, lisas e sem pelos, muito parecida com a Grama Batatais, a única diferença notável entre ambas, é que a Grama São Carlos não possui pelos. Sua coloração é verde vibrante a pleno sol e um verde um pouco mais escuro quando plantado à sombra.

Não há um consenso sobre a origem da espécie, dois são os possíveis locais de sua origem: Austrália e América Central. Porém trata-se de uma grama utilizada no mundo todo, sendo resistentes a climas, quentes e frios, úmidos e secos.

Suas folhas são largas, lisas e sem pelos, muito parecida com a Grama Batatais, a única diferença notável entre ambas, é que a Grama São Carlos não possui pelos. De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra.

Indicada o uso para jardins públicos como praças e parques com áreas ensolaradas ou meia-sombreadas. Trata-se porém de uma espécie de grama frágil que requer cuidados especiais como irrigação e podas frequentes.

Onde é a aplicação ideal da Grama São Carlos?

A grama São Carlos deve ser plantada de preferência em áreas com solo fértil e úmido. O ideal da sua plantação seja feita em áreas com incidência solar média e alta. Sua resistência a climas frios é considerável.

Também é resistente ao pisoteio intenso, tornando ideal para jardins e áreas de recreação, bem como áreas de pastagem em sítios, chácaras e fazendas.

Porém, deve-se levar em conta que em algumas regiões, a Grama São Carlos pode não se adaptar bem em alguns locais. Assim, o seu plantio é arriscado e a grama pode não se desenvolver bem.

Por exemplo do plantio em áreas com pouca ou nenhuma luz, seu crescimento é prejudicado, podendo a não crescer, deixando os locais feios, com buracos sem grama.

Como plantar a Grama São Carlos

Antes de plantar a grama, prepare bem o local onde a haverá o plantio. Retire pedras, sujeira, entulhos da área, e não se esqueça de remover ervas daninhas, outras gramas e mato e nivelar a área.

Caso o solo seja pobre em nutrientes, a fertilização, adubação e corretivo antes do plantio é recomendada. A Grama São Carlos quando plantada em solos férteis e úmidos tem seu crescimento acelerado.

Uma vez plantada a grama São Carlos deve ser regada diariamente e fartamente até se estabelecer no solo e mantida em locais com incidência de luz solar ou artificial.

A irrigação da Grama São Carlos após firmar no solo, deve ocorrer de forma frequente, principalmente durante os períodos de seca.

Vantagens
As vantagens de plantar a grama batatais são muitas, ela possui uma resistência a ervas daninhas e cresce bem em solo úmido e em áreas ensolaradas e de meia-sombra.

Uma vez estabelecida, não necessita de fertilização frequente e é resistente ao encharcamento onde não há boa drenagem.

Forma um tapete bem denso de verde vivo tornando o local com uma beleza notável. A espécie tem um poder de sufocar o crescimento de outras plantas inclusive ervas daninhas, isso pode ser uma vantagem ou um prejuízo, a depender do que há a mais no local.

Dicas de Cuidados da Grama São Carlos

Dica 1:
Apesar de sobreviver e possuir uma melhor adaptação a ambientes sombreados, a grama São Carlos assim como todos os tipos de grama natural, não sobrevive a sombra total.

Dica 2:
O ideal é ter um solo fértil para se potencializar o seu desenvolvimento. Recomenda-se uma análise do solo antes do plantio.

Dica 3:
Em relação a sua manutenção especificamente na poda, deve ser feita regulamente sempre que estiver perto de uma altura de 5 cm, quando não podada pode chegar até 20 cm.

Dica 4:
Na Florest Gramas e Hidrossemeadura você encontra sementes da Grama São Carlos e de outras espécies de gramas pelo melhor custo-benefício do mercado, além de um atendimento de excelência. Precisando desse tipo de grama ou de outras espécies entre em contato com nosso atendimento e veja o que podemos fazer por você.

Fale Conosco!
1
Posso Ajudar?
Converse com a Florest?